Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Paróquia celebra Santo Antônio

Neste último sábado, 16,  paroquianos e devotos puderam elevar suas orações à Santo Antônio – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. 

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças. 

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Também neste final de semana, Diretora, Professores e Funcionários da Escola Municipal "Profª Antônia Ferreira Assumpção Antunes" prestaram homenagens à patrona que leva o nome da escola.

Leia na íntegra a homenagem preparada e lida durante a Celebração Eucarística:
Homenagem da Diretora, Professores e Funcionários da Escola Municipal “Antônia Ferreira Assumpção Antunes”

Antônia Ferreira Assumpção Antunes, nasceu no dia 13 de junho de 1950, filha de José Ferreira Assumpção Filho e PalmyraColleone de Assumpção.
Veio de família humilde, com três meses de idade, ficou órfã de pai, mas sua mãe lutou muito e deu a ela tudo o que podia.
Dona Antônia era mulher guerreira, começou a trabalhar muito cedo. Trabalhou como doméstica e depois como merendeira na Escola Estadual “Profª Maria Aparecida Justo Salvador”.
Casou-se com o Sr. Irineu e teve duas filhas: Matilde e Mariana e, mais tarde, teve um filho do coração: Higor. Todos o receberam de braços abertos, como filho legítimo.
Mesmo com as dificuldades, Antônia deu continuidade aos seus estudos. Terminando o ensino médio, iniciou o curso técnico de administração de empresas em São Manuel. Depois conseguiu o título de Pedagoga em 1992 no Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel.
Mulher batalhadora, íntegra, honesta, mãe, filha, esposa, amiga e professora que nos irradiou com seu jeito de ser.
Infelizmente, Antônio veio a falecer no ano de 1998, o que nos trouxe muita tristeza e saudades...
Antônia com sua história de vida, pode nos deixar uma belíssima mensagem. “Quando se dispõe a lutar pelo que realmente acredita, o homem desenvolve a capacidade para mudar o seu destino”.

Colaboração: Maria Célia – Diretora da Escola Municipal “Profª Antônia Ferreira Assumpção Antunes”.


*CONFIRA AS FOTOS DA MISSA NO PERFIL DA PARÓQUIA NO FACEBOOKhttp://www.facebook.com/paroquiabomjesus.santamarcelina




Nenhum comentário:

Postar um comentário