Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Atualização do Clero de Botucatu 2

Padre Marins, na atualização do clero de Botucatu apresentou para os padres quais foram os aspectos positivos do Concílio Vaticano II.
 
Foi verdadeiramente o primeiro concilio universal (ecumênico – esteve presente várias nações e representantes religiosos); foi um divisor de águas, pois, tomou em consideração o que fora dito nos anteriores e foi além desenvolvendo um novo modelo histórico da Igreja.
 
Superou o modelo histórico da Cristandade, que estava centrado no poder e na hierarquia buscando, agora, uma Igreja comunhão, dialógica e em busca do Reino e não fechada em si mesma.
 
Pôs um ponto final na Contrarreforma católica. Assumindo quatro referencias: 1. Prioridade da Graça; 2. Centralidade em Jesus; 3. Liberdade de Consciência; e, 4. Lugar Primordial da Palavra de Deus, à qual tudo se submete.
 
Com a Constituição Lumen Gentium se redescobre o mistério da Igreja como Comunhão e Sacramento.
 
Marcou a Colegialidade Episcopal, o Presbitério e o Povo de Deus como manifestação do caráter comunitário da Igreja e a sua corresponsabilidade na salvação da humanidade.
 
Afirma que o ministério ordenado está a serviço da comunidade e não o contrário. A comunhão antecede o serviço.
 
Debateu e aprovou um documento sobre a Liberdade Religiosa, não só o cristianismo mas para todas as minorias que vivem o sistema repressivo e também onde a maioria são católicos.
 
Não foi um Concílio para condenar heresias ou proclamar novos dogmas. João XXIII o chamou de Concílio Pastoral, e mesmo assim, não deixou de lado o aspecto dogmático como exemplo as constituições: Dei Verbum (sobre a Palavra de Deus) e a Lumen Gentium (sobre a Igreja).
 
A novidade do Concílio foi a participação de pessoas não como colaboradores da hierarquia, mas, como sujeitos. Foi um Concílio que evitou a atitude de condenação e ameaça. Passou à uma prática de diálogo e proposta, convidou toda gente de boa vontade para participar da nova maneira de ser pessoa e povo, o Povo de Deus!
 
Recoloca a Igreja no mundo com a máxima metodológica: ler na história, a chamada de Deus para a plenitude da vida e de toda humanidade. Os pobres seriam a referência para a Igreja e para as sociedades.
 
Nova visão da missão: evolui de Territórios de Missão para a declaração da natureza missionária da Igreja, ou seja, a missão é a essência da Igreja. Da missão “Ad Gentes” (aos povos) para a missão “Inter Gentes” (Entre os povos).
 
A atualização do clero de Botucatu termina na próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, e no Sábado o Padre Marins estará realizando uma formação sobre o Concílio também com as lideranças das nossas paróquias.
 
Será no dia 20 à partir das 08h no Centro de Missão e Pastoral em Botucatu. Vagas limitadas. Ficou decidido três agentes por paróquia e mais os padres presidentes e assessores de Pastorais e Movimentos.
 
* Na Foto: Padre Marins e alguns dos padres presentes




Nenhum comentário:

Postar um comentário