Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
 “O REDENTOR”

Igreja Matriz
Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina
Conheça o nosso Blog

Breve história da criação da Pastoral da Comunicação Paroquial (PASCOM):
A Pastoral da Comunicação em nossa Paróquia foi constituída ainda no final de 2011, época de transição da administração paroquial.

Murilo Vieira, aceitou o desafio de ser o coordenador da Pastoral da Comunicação Paroquial a convite do então administrador paroquial da época, Padre Rogério Zenateli, (atual Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida em Aparecida de São Manuel), pelo fato de ser formado em Comunicação Social na área de Radialismo – Setor Locução.
Em um primeiro momento, a Pastoral da Comunicação (PASCOM), criou um Blog Informativo Paroquial, intitulado “O REDENTOR”, nome este, relacionado ao nosso Padroeiro, Senhor Bom Jesus.

Com a chegada do novo administrador paroquial, Padre Amélio, a PASCOM pôde se fortalecer, ganhando espaço e conhecimento dos paroquianos durante as Celebrações Eucarísticas.

Com uma PASCOM pequena, tanto pela falta de recursos financeiros quanto pela falta de recursos humanos, ainda estamos ‘engatinhando’ no caminho de uma grande Evangelização precisa e eficaz em nossa Paróquia, porém, já podemos colher os frutos que esta pequena PASCOM (Abel, Ágatha, Mariana e Murilo) plantou.

Capela Nossa Senhora Consolata
Bairro Pratinha
Os frutos já conquistados pela PASCOM:
Em menos de um ano, o Blog Informativo Paroquial “O REDENTOR” possui mais de 9.000 (nove) mil acessos;

O Perfil Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina nas redes sociais (facebook), já um grande sucesso na divulgação de fotos e eventos da paróquia com muita espiritualidade e seriedade para com a Palavra de Deus;

Nossas Celebrações Eucarísticas já estão sendo mais animadas e participativas;As Capelas pertencentes à nossa Paróquia (Nossa Senhora Consolata, Santa Tereza D’Ávila e Santo Agostinho), também são assistidas pela PASCOM Paroquial;
Santa Tereza D'Ávila
Bairro Boa Vista
Capela Santo Agostinho
Bairro Monte Alegre

As nossas atividades paroquiais estão sempre sendo divulgadas nos vários meios de comunicação da nossa Arquidiocese (site, blog, páginas em redes sociais, jornais impressos, entre outros).

    



      Sementes ainda a serem lançadas:
      Fortalecer a coordenação da PASCOM, convidando mais paroquianos a se tornar um agente desta atuante Pastoral;
Criar a Pastoral da Acolhida;
Programar Palestras, Encontros e Seminários;
Criar o Jornal impresso, “O REDENTOR”;
Animar ainda mais nossas Celebrações Eucarísticas, incentivando a participação da Comunidade.

A escolha do nome “O REDENTOR”

"REDENTOR"  
O termo vem de redenção, do latim redemptore.
"Pagar resgate", "redimir".
 Redimir é pagar o resgate para libertar da escravidão. 
O Senhor Bom Jesus morreu para resgatar toda a humanidade. 
Ele é o Redentor de nossas vidas.
O Blog Informativo da Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina passa a se chamar, "O REDENTOR".
Nosso Padroeiro é, acima de tudo, aquele que nos liberta do pecado. O Senhor Bom  Jesus nos redime enchendo de vida divina nossa condição transitória e mortal.
Jesus é antes de tudo, o redentor de nossa culpa (Mt 26, 28). O sangue de Jesus é imagem do seu amor; Ele mantém seu amor por nós até a morte. 
Ao comportamento culposo dos que o levam à cruz, Jesus não reage com amargura. Não deixa que a maldade dos homens anule seu amor. Na cruz ele perdoa até mesmo seus assassinos. A cruz nos transmite o amor e o perdão de Deus.
Em Jesus resplandece a imagem do homem verdadeiro e justo. A redenção consiste em Jesus enviar seu Espírito a fim de podermos atuar no mundo, moldá-lo e transformá-lo. 


O Logo da PASCOM Paroquial
O desenvolvimento do logo: Primeiro passo foi a letra inicial da PASCOM "P" e também o objetivo da PASCOM que é atingir pessoas, também a letra "P";

Depois, comunicação letra "C" então se olharmos, veremos no logo uma pessoa "falando ou gritando com a mão na região da boca pra ajudar a ecoar o que esta sendo dito", e claro também percebemos a letra "P" e a letra "C" invertida que se percebe na mão levada a boca e também se percebe "C".

As cores com base na  nossa liturgia:  o vermelho no círculo que representa a cabeça simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo, além de indicar a caridade inflamante. O verde simboliza prenúncio a esperança da vida eterna. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário