Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Mensagem de Natal do nosso Arcebispo
 Dom Maurício


Invisível, porém real e eficaz!
 
Os olhos, por si sós, nem sempre veem o óbvio, a realidade, mas apenas o que a mente, consciente ou inconscientemente, deseja ver. Um doutorando, para provar sua tese, vestiu-se com o uniforme dos faxineiros e juntou-se a eles no trabalho. Foi visto, mas não reconhecido, pelas pessoas de seu mais próximo círculo de convivência: companheiros de doutorado, professores, alunos... Todos, entretanto, encontram os recintos (salas, corredores, banheiros...) sempre bem limpos, cheirosos e usufruem do resultado do trabalho dos “invisíveis”. 
 
Quando nos acomodamos confortavelmente num veículo (carro, ônibus, avião) ninguém vê, sequer lembra das inúmeras pessoas que se sacrificaram (começando dos que extraíram o látex para a borracha e os minérios para as várias partes metálicas) para que aquela máquina maravilhosa fizesse nosso transporte com rapidez e cada um pudesse alcançar seus objetivos. Muitos, todavia, se beneficiam do resultado do esforço dos “invisíveis”.
 
Da mesma forma existem os invisíveis dos direitos humanos (civis, sociais, políticos). Todos são beneficiados pelas conquistas, mas muitos ignoram o preço pago, às vezes com a própria vida, e seguem vendo apenas o que desejam ver. Deixam de ver o que mais deveria ser visto e dá sentido à vida.
 
O maior de todos os “invisíveis” e causa das maiores graças e bênçãos para toda a humanidade é N.S. Jesus Cristo. Claro, nem todos querem usufruir, mas o “serviço” está feito e disponível para quem desejar. 
 
Jesus “Invisível” encontra-se realmente presente, vivo e eficaz na Eucaristia e na Comunidade Cristã. 
 
Invisível, entretanto, presente de fato na esposa, no marido, nos filhos, nos irmãos e nos pais. 
 
Invisível, mas bem vivo no pobre, no enfermo, no usuário de droga, no bêbado, no prostituto (a),  no menor infrator, no presidiário...
 
Invisível, porém vivo e presente dentro de cada um de nós!
Presépio da Paróquia
 
Invisível, contudo  presente no Natal!
 
F e l i z    N a t a l  !
 
Dom Maurício Grotto de Camargo
Arcebispo de Botucatu




Nenhum comentário:

Postar um comentário