Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Dom Maurício participou da 51ª Assembleia Geral
da CNBB



Nesta sexta-feira, 19 de abril, foi encerrada a 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada desde último dia 10 em Aparecida/SP.

Os bispos discutiram diversas questões de importância para a Igreja no Brasil e pontuaram diversos encaminhamentos para que um dos grandes apelos da Conferência de Aparecida, uma Igreja em estado permanente de missão, possa ser mais bem trabalhado nas paróquias brasileiras.
dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus (AM), presidente da comissão responsável pelo texto-base do tema central da assembleia.

Nas falas individuais os bispos falaram especificamente sobre o tema central. O documento final da assembleia será enviado às paróquias e grupos, destacou dom Sergio Castriani em seu pronunciamento.
“A grande novidade é que o texto foi aprovado como texto de estudos e será enviado a todas as comunidades, paróquias, regionais para que haja um grande movimento de participação de todos neste tema”.


Sobre o conteúdo do documento, dom Sérgio disse que a análise da realidade gera discussões complexas.
‘Existem luzes e sombras, alegrias e preocupações, há muita coisa boa acontecendo, mas há muita coisa que impede a renovação das paróquias e há um esforço todo de compreender o mundo em que vivemos numa atitude de diálogo, identificando alegrias, esperanças, angústias e tristezas”.
Dom Sergio observou que muitas paróquias já estão vivenciando esse desejo de renovação, que desperta o serviço dos ministérios leigos, o empenho em atrair os afastados, especialmente, os católicos que vivem à margem da vida da Igreja.
“O empenho todo deste ano será de envolver na reflexão todas as comunidades do Brasil nessa reflexão profunda e intensa sobre a paróquia instituição que evangeliza, que é missionária e que é servidora da vida”, pontuou o bispo.
A Celebração Eucarística da última segunda-feira, 15 de abril, da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recordou os bispos falecidos desde a última Assembleia Geral, realizada no ano passado.
Na celebração, que foi presidida pelo bispo de Botucatu, Estado de São Paulo, dom Maurício Grotto de Camargo, foram acesas velas em memória por cada um dos bispos falecido.
Em sua homilia, dom Maurício pediu aos fiéis que a exemplo de Jesus Cristo estejam dispostos a dar a vida pelo bem comum. “Precisamos estar dispostos a dar a vida pelo bem comum”, afirmou.
O bispo de Botucatu recordou, em especial, os bispos já falecidos que dedicaram suas vidas a Igreja e ao povo de Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário