Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013


22 de Maio: Dia de Santa Rita de Cássia

No Brasil, a devoção à Santa Rita é uma herança dos portugueses. No Rio de Janeiro está construído o primeiro templo dedicado à ‘Santa das Causas Impossíveis’, que foi o primeiro também das Américas.

Na atualidade, a devoção à Santa Rita é uma das maiores entre todos os santos, em números de devotos. São muitos os que acorrem à santa para pedir graças e curas.

O que Santa Rita nos ensina? Sua entrega e confiança total a Deus marcaram a vida de sofrimento e luta desta mulher. Desde criança, Rita procurou vivenciar de perto a vida sacramental e a fé na Paixão de Jesus Cristo.

Certa vez, Dom Orani escreveu sobre o maior exemplo de Santa Rita: “Não perder de vista o Cristo Crucificado é o grande ensinamento de Santa Rita para todos nós. Que todos nós possamos, no matrimônio ou na vida religiosa, caminhar sempre com Cristo, pois Ele jamais nos decepciona”.

É comum no dia de Santa Rita a entrega de rosas. Em Itu (SP), uma igreja dedicada a santa sobrevive desde 1728.

Na procissão que será realizada no próximo domingo (26), as ruas de Itu ganham um perfume especial de rosas. Todos os anos, a festa em honra à padroeira reúne até 30 mil pessoas que levam rosas nas mãos e buscam com esse gesto agradecer as graças alcançadas pela intercessão da religiosa. A festa tem um brilho especial com a secular imagem de Santa Rita, de 1726, que sai nesse único dia para caminhar com o povo na procissão.

Santa Rita foi beatificada em 1628 pelo Papa Urbano VIII e canonizada em 1900 pelo Papa Leão XIII.

foto: Imagem de Santa Rita na Igreja de Itu/SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário