Páginas

quinta-feira, 13 de março de 2014

Coisas de Francisco

Homenagem pelo 1º ano de Pontificado do Papa Francisco

Humildade, simplicidade, esperança, alegria e entusiasmo; essas são algumas das características do Papa Francisco, que assumiu o pontificado de forma simpática e acolhedora e conquistou a todos.

Na escolha de seu nome, está a marca da simplicidade expressada em seguidas ações que manifestam claramente seu propósito: ser servo de Deus e pastor amigo e companheiro do povo. 

Tudo isso ficou evidente quando decidiu permanecer com a veste branca, sem muitos enfeites e detalhes. Dispensou o manto, o brilho e a cruz dourada à qual o Romano Pontífice até então fazia jus. Também abriu mão do carro oficial e de tudo que pudesse oferecer pompa.

Os gestos singelos e amorosos do argentino carismático, que almeja “uma Igreja pobre, para os pobres”, ecoou em todo o mundo e trouxe novos ares à Igreja Católica.

O mundo se surpreendeu quando o Papa surgiu na sacada da Basílica de São Pedro e com humildade pediu que os fiéis rezassem por ele. Depois, andou numa minivan junto com seus irmãos cardeais, e não na limusine papal. Voltou ao hotel onde tinha ficado antes do Conclave para pagar a conta, tudo isso com muita naturalidade.

Esses gestos fazem do Papa Francisco um líder amado, que está focado na mensagem de Cristo, no amor ao próximo, na caridade e na igualdade entre as pessoas de qualquer classe ou padrão social.

A Jornada Mundial da Juventude realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro mostrou ao mundo o quanto o líder da Igreja Católica, sucessor do Apóstolo Pedro, é querido. Uma multidão de mais de 3 milhões de pessoas se reuniu na praia de Copacabana durante a vigília de oração com os jovens da Jornada Mundial da Juventude. Independentemente do trabalho pastoral que desempenhará em seu ministério, esse Pontífice é uma novidade para a Igreja.

Parabéns Papa Francisco pelo seu primeiro ano de pontificado. Que Deus o conserve sempre assim. Estamos rezando pelo senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário