Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

"É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1)

Missa da Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma 2014

A Missa de Quarta-feira de Cinzas, celebrada na noite do dia 05 e presidida pelo padre José Aparecido, marcou o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade (CF) 2014. Com o templo repleto de fieis, a Comunidade pôde dar as boas vindas ao Vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Aparecida de São Manuel. Padre José Aparecido auxiliará também à Paróquia São Joaquim de Igaraçu do Tietê.

"É para a liberdade que Cristo nos libertou!" (Gálatas 5,1), este é o lema da Campanha da Fraternidade 2014 proposto pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para a Quaresma 2014 que trata de um tema muito polêmico e atual que é o 'Tráfico Humano'. 


O objetivo da CF 2014 é o de debater e acusar o tráfico de pessoas, principalmente mulheres, negros e crianças; como prostituições, trabalho escravo, abusos, entre outros aspectos presentes na sociedade. 

A leitura do Evangelho do dia de hoje é muito clara, pede-nos para que jejuemos e, aproveitemos este tempo favorável que é a preparação para a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo para voltarmos para o Senhor, converter-nos e crer na Boa Nova. 

As cinzas não "apagam" os nossos pecados, serve apenas como um sinal de penitência e de que não somos nada nesta vida terrena e passageira, lembra-nos de somos pó e, ao pó nós retornaremos.

As imagens cobertas nesse tempo litúrgico nos remete a recordar que não existiam santos antes de Cristo e que, a nossa salvação está apenas em Jesus. Além disso, o ato de cobrir as imagens dos santos é para que os cristãos não se distraiam nem percam o sentido da Quaresma, assim, nossas atenções se voltem apenas para o altar, este, local do sacrifício de Jesus que se faz presente no meio de nós através da Eucaristia, nossa Páscoa imolada. É no altar que se concentra o Mistério da nossa fé.








Nenhum comentário:

Postar um comentário