Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2014

QUARESMA 2014

FORMAÇÃO: Os sinos e a Quaresma

Durante os 40 dias que antecedem a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, a Igreja orienta suas Paróquias e Comunidades para que seja silenciado o soar dos sinos nas Missas entre outras celebrações. O silêncio dos sinos representa uma Igreja “recolhida” durante este forte tempo de conversão, jejum e orações ininterruptas.

Os sinos voltam a tocar apenas na Quinta-feira Santa, mais precisamente no Hino de Louvor, que é quando a Igreja celebra a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. É uma grande festa! Celebramos Jesus Cristo tronando-Se presente no meio de nós através do Pão e do Vinho – Corpo e Sangue transubstanciados durante a Consagração Eucarística. Após esta Missa, os sinos silenciam-se novamente até o Hino de Louvor ser entoado na Missa da Vigília Pascal – Ressurreição do Senhor!

Nas igrejas primitivas eram tocadas as conhecidas “matracas” – instrumento de madeira com alto som fúnebre/triste. Ainda hoje, ela é tocada nas procissões penitenciais, mais precisamente, na Procissão do Senhor Morto, na Sexta-feira Santa.


POR ISSO, FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS DAS MISSAS E À PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário