Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

SEMANA SANTA

De 13 a 20 de abril somos e estamos convidados para participar da maior celebração da fé cristã:
Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor, Salvador e Redentor

A Quaresma (esses 40 dias que antecedem essa grande celebração), nos proporciona momentos de recolhimento, humildade, reconhecimento de nossos pecados, fortes orações, enfim; à conversão.

A Semana Santa começa no "Domingo de Ramos", dia em que imitamos o povo de Jerusalém que comemorava a entrada triunfal de Jesus e O aclamava como Rei. Esta Celebração é iniciada em uma Capela distante de onde será rezada a Missa que, muda de caráter passando a celebrar a "Paixão de Cristo". O mesmo povo que aclamava Jesus como rei agora pede para que Ele seja crucificado. É de costume acontecer também nesta data, a memorável Procissão do Encontro. Uma das mais belas Procissões da Igreja. Ela retrata o doloroso encontro entre Maria (mãe) e Jesus (filho) enquanto Ele caminha até o Calvário para ser crucificado e morrer para a remissão dos nossos pecados. Podemos imaginar tamanha dor de uma mãe ao ver que seu filho irá morrer? Ainda mais, sendo o Filho de Deus e, sabendo que teria que passar por tudo o que já estava escrito pelo Pai? É como uma espada que transpassa o coração da piedosa mãe, como podemos ver na imagem. 

Na quinta-feira, a Igreja celebra com festa, a Instituição da Eucaristia - dia memorável em que Jesus Cristo resume nossa missão a um único mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu Vos tenho amado". E esse amor foi tão grandioso que, Ele se entregou por nós na Cruz para nos salvar. Esta Missa inicia-se com festa, entoam-se cânticos de louvores e tocam-se sinos, pois, Jesus institui a Eucaristia que é o maior mistério da nossa fé e que, apenas os Sacerdotes podem realizá-lo. O Sacerdote repete o mesmo ato de Jesus: Lava os pés do povo (representando os discípulos). Após a Missa, o "Corpo de Cristo" é transladado até um local apropriado para adorações. A Igreja é "despida". Toalhas, flores e, qualquer outro paramento litúrgico é retirado do presbitério. O Sacrário permanece aberto. Jesus fica no "Tabernáculo" preparado para a adoração durante o restante da noite e, dia inteiro seguinte.

A sexta-feira da "Paixão do Senhor" é o único dia em que não acontece Missa (sacrifício de Jesus - consagração) em nenhuma Igreja no mundo todo. Os fieis se alimentam da reserva eucarística consagrada na noite da Instituição da Eucaristia. O Corpo de Cristo é adorado durante todo o dia, tendo seu ápice às 15h com a Celebração da Paixão e Morte de Jesus. A Igreja reza por várias intenções, entre elas pela Unidade dos Cristãos. À noite, a tradicional Procissão Luminosa toma conta das ruas com a meditação da Via Sacra.

O sábado da "Vigília Pascal" é marcado pela bênção do fogo novo. Essa chama acende o Círio Pascal que acompanha os principais Sacramentos e Bênçãos da Igreja (Batismo, Crisma, Exéquias), bem como todo o tempo pascal. Os fiéis acendem as demais velas ainda fora da igreja que, durante todo o dia permanece trancada representando o Sepulcro, onde Cristo foi sepultado. Somos convidados à entrar nesse Sepulcro com nossas velas acesas para a Proclamação da Páscoa. Nesta celebração as imagens são descobertas, entoam-se hinos de louvor, repicam-se os sinos, toda a igreja é ornamentada com flores e paramentos litúrgicos brancos. Entroniza-se a imagem do Cristo Ressuscitado e são renovadas nossas promessas batismais. 

Domingo de Páscoa não significa apenas chocolate. Significa vida nova, ressurreição. É o primeiro dia da semana. Dia em que Jesus Cristo "sai" do sepulcro e se mostra vitorioso sobre a morte. Ele visita os Apóstolos e vive para a vida eterna. Esta é a maior e mais importante festa do cristianismo. É por este mistério que, nos reunimos e acreditamos em Jesus; esperamos sua segunda vinda gloriosa para julgar os filhos desse Deus tão misericordioso que nos envio Seu Filho amado para nos resgatar. 

PARTICIPE CONOSCO DA SEMANA SANTA!

Confira as datas e horários da nossa Programação:


Domingo, 13/04 - "Domingo de Ramos" 
08h - Bênção dos Ramos 
Capela Santo Expedito - Estância Paraíso 
Em seguida, Procissão dos Ramos até a Igreja Matriz e Santa Missa.
19h - Procissão do Encontro
A Imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Capela Santo Agostinho
e a Imagem de Nossa Senhora das Dores sairá da Capela Nossa Senhora Consolata se encontrando às 19h na esquina do Centro de Saúde "Benedito de Souza", em seguida, Procissão até a Igreja Matriz.

Quarta-feira, 16/04
19h30 - Missa dos Santos Óleos
Catedral Sant'Ana de Botucatu 
*Não haverá Missa em nossa Igreja Matriz.

Quinta-feira, 17/04 - "Instituição da Eucaristia"
20h - Missa de Lava-pés 
Em seguida, adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h.
Igreja Matriz

Sexta-feira, 18/04 - "Paixão do Senhor" 
07h às 14h - Adoração ao Santíssimo Sacramento 
(Escala de Adoração: Grupos, Pastorais e Movimentos Paroquiais)
15h - Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
Igreja Matriz
19h - Procissão Luminosa com a imagem do Senhor Morto e Via Sacra 
saindo da Igreja Matriz.
*Trazer velas para a Procissão.

Sábado, 19/04 - "Vigília Pascal" 
20h - Bênção do Fogo Novo 
Proclamação da Páscoa 
Missa Solene
*Trazer velas para serem abençoadas.

Domingo, 20/04 - "Ressurreição do Senhor"
19h30 - Missa Solene

Em seguida, Procissão com a Imagem do Cristo Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário