Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Fé e Solidariedade

Fiéis celebram Solenidade do Corpo de Cristo

A Missa e Procissão de Corpus Christi que aconteceu nesta quinta-feira (19) contou com a participação de centenas de fiéis que entoaram cânticos e louvores à Jesus Cristo vivo e presente no Sacramento da Eucaristia.

Neste ano, em parceria com a Prefeitura, Departamentos, Escolas, Entidades, Comércio, Câmara e Comunidade em geral, tapetes foram confeccionados com cobertores, roupas, fraldas, etc; demonstrando a solidariedade e unidade do Povo de Deus para com os irmãos mais necessitados de nosso município.

Tradição___________________________________
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Agradecimentos______________________________
A Paróquia Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina agradece à toda a população que colaborou com a doação dos cobertores, com a ornamentação das ruas para a "Passagem do Senhor". Queremos agradecer à Prefeitura do Município através de seus Departamentos pala habitual colaboração. Agradecemos especialmente, ao Grupo de Jovens que não mediu esforços para a arrecadação de alimentos e confecção dos tapetes. Na próxima semana, Paróquia deverá acompanhar a distribuição das doações.
Opinião_______________________________________
A Festa do Corpo de Cristo tem o objetivo de manifestar publicamente a fé dos católicos em Jesus Cristo presente no mistério do amor que é o Sacramento da Eucaristia.
Em seus primórdios, quando a Procissão do "Corpus Christi" passava pelas ruas, as pessoas tiravam suas próprias roupas e jogavam-nas no chão para que Jesus passasse sobre elas abençoando-as. Em alguns lugares, as pessoas jogavam flores... E assim, originou-se a tradição da confecção dos tapetes coloridos em várias cidades do mundo sendo confeccionados com bagaço de cana, pó de serra, sal, areia, pó de café, entre outros materiais, proporcionando grande beleza aos olhos de quem as vê. 
De repente, o povo passou a "esquecer" o verdadeiro sentido da Festa que é voltar os olhos à Jesus Eucarístico e não tão somente aos trabalhos confeccionados como uma atração para que o povo saia às ruas manifestar a sua fé.
A decisão partida da igreja, em promover a unidade e a solidariedade dos fiéis para com nossos irmãos mais necessitados poderia ter sido acatada por mais pessoas, dentro de suas possibilidades, proporcionando assim o sentido do espírito de unidade esperado. 
Falamos tanto em “nova evangelização”, em “diretrizes da ação evangelizadora”, em “missão continental nos moldes do documento de Aparecida”, e deixamos, muitas vezes, escapar uma oportunidade como o Corpus Christi, para evangelizar...

Sim, pois desfilar com Cristo Eucarístico pelas ruas é apostolado, é evangelização, é catequese profunda: com um só ato, ensinamos que o Salvador está real e substancialmente presente no sacramento da Eucaristia, que Ele deve reinar na nossa sociedade como em nossas almas, que a Ele devemos dar o nosso melhor. Querem maior ação evangelizadora do que esta? Querem maior missão apostólica do que levar não um símbolo, mas o próprio Senhor Jesus Cristo pelas ruas e avenidas de nosso país? Em Corpus Christi, temos uma "Marcha com Jesus" e não para Jesus. 


É doutrina da igreja que Cristo deve reinar não só nas almas e na Igreja, como nos corpos, nos afazeres domésticos, nas profissões, enfim, em toda a sociedade e nos Estados. O reinado de Cristo é espiritual, mas também social.Cristo Rei é soberano das esferas religiosa e civil, espiritual e temporal. 

Entendamos, pois, o que Cristo quer conosco! E saibamos nos comportar como verdadeiros filhos de Deus e irmãos em Cristo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário