Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ADVENTO

O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo está chegando



ADVENTO
Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a")1 é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para nós, cristãos católicos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde esperamos ansiosamente o Nascimento de Jesus Cristo. Neste tempo, temos de viver o arrependimento e promover a fraternidade e a paz
Este Tempo Litúrgico deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o “Glória”, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo, o diretório litúrgico da CNBB orienta que flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.
Os paramentos litúrgicos (casula, estola, dalmática, pluvial, cíngulo, etc) são de cor roxa, bem como o véu que recobre o ambão, a bolsa do corporal e o véu do cálice; como sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, Domingo Gaudete ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rósea, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. Também os altares são ornados com rosas cor-de-rosa. O nome de Domingo Gaudete refere-se à primeira palavra do intróito deste dia, que é tirado da segunda leitura que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto” (Fl 4, 4). 
No dia do início do Advento é montado o Presépio, a Árvore de Natal e a Coroa do Advento.
COROA DO ADVENTO
Para melhor nos ajudar a compreender este tempo, temos a Coroa do Advento, a forma circular é sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

A Coroa do Advento é ornamentada com ramos e flores verdes. Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

A fita e o laço vermelhos que envolvem a Coroa simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

Composta por quatro velas. Cada vela corresponde a uma semana que antecede o Natal. Na medida em que aproximamos do Nascimento de Cristo, a festa da luz, uma vela é acesa. A cor de cada vela corresponde às cores do tempo litúrgico da Igreja, sendo: verde, roxa, branca, vermelha e/ou rosa. 

PRESÉPIO
Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e de Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que ofereceram ouro, incenso e mirra à criança.
Estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário