Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

#RumoAos90Anos

Criado o Brasão Paroquial de nossa Comunidade
O brasão da Paróquia do Senhor Bom Jesus e Santa Marcelina, situada na cidade Episcopal de Pratânia, foi idealizado pelo Padre Delair Cuerva, fmdp e confeccionado pelo heraldicista Raul Breno Marquardt, motivado por ocasião da abertura do Jubileu dos noventa anos desta comunidade Paroquial, ocorrido a vinte e sete de agosto do ano do Senhor de dois mil quinze; sendo esta, criada em vinte e sete de agosto do ano de um mil novecentos e vinte e seis pelo então Bispo Dom Carlos Duarte Costa, na qual decretou que a população católica da antiga Vila da Prata pertencia eclesiasticamente à Diocese de Sant’Ana de Botucatu.

O fundo do brasão é composto das cores azul e vermelho. Na arte cristã, bimilenar, o azul sinaliza a humanidade do Filho de Deus, e a cor vermelha sinaliza a divindade e a realizada do Filho de Deus. E mais, a imagem do Senhor Bom Jesus é revestida de um manto vermelho, recordando o escárnio real assumido pelo próprio Senhor Jesus. No brasão encontram-se os símbolos de Jesus coroado Rei, com espinhos, e de mãos atadas obediente no envio missionário do Pai, pela nossa Salvação. É Ele o Salvador do Mundo, o Homem-Deus que amou-nos até as últimas conseqüências.
Ao fundo azul encontram-se os símbolos que lembra-nos do manto de Santa Marcelina, co-padroeira de nossa cidade.

Cruz de madeira: A cruz, o maior símbolo do cristianismo, está presente ao centro do nosso brasão paroquial. A cruz simboliza a salvação do mundo, redenção. A maior prova de amor que recebemos do Senhor Bom Jesus, foi Sua própria vida para remissão dos pecados de toda a humanidade. Rejeitar a  Cruz de Cristo é o mesmo que rejeitar o símbolo da Redenção e da esperança dos cristãos. Foi através dela que, recebemos a vitória sobre a morte e a certeza da vida eterna. (Lc 14,27 –“E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo”.)

Coroa de espinhos: A coroa de espinhos recorda a mais dolorosa e sangrenta humilhação do Senhor Bom Jesus. Um Rei coroado de espinhos; massacrado por nossos pecados. Um Deus que foi zombado, humilhado, cuspido, açoitado.  Foi assim que O Rei dos reis, o Senhor dos senhores foi apresentado. (Jo 19,5 – “Apareceu então Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Pilatos disse: ‘Eis o homem!’”.)

Canas: Presente no lado esquerdo do brasão, as canas nos remetem ao “cetro real” do “Rei dos Judeus”. Assim como todo rei tem um cajado para mostrar sua autoridade, o Senhor Bom Jesus teve colocado em Suas mãos um caniço, zombando assim de todo o seu poderio. (Mt 27,29 – “Depois, trançaram uma coroa de espinhos meterem-lhe na cabeça e puseram-lhe na mão um caniço. Dobrando os joelhos diante dele, diziam: ‘Salve, rei dos judeus!’”.)

Lírios: Presente no lado direito do brasão, o monograma com as iniciais S M refere-se a nossa Co-Padroeira, Santa Marcelina. Dentro dele encontram-se lírios que simbolizam poder, soberania, lealdade e honra; simbolizando também a pureza do corpo e da alma. Marcelina foi uma jovem muito rica na qual pertencia a nobreza real. Tendo dentro do seu coração o ardente desejo de se consagrar a Deus, Marcelina doou tudo o que tinha aos pobres e  dedicou-se totalmente ao serviço do Senhor. Recebeu o prêmio do martírio, sacrificando sua própria vida por amor ao Senhor Bom Jesus e Sua Igreja.

A cruz dourada por trás do brasão é uma cruz processual, usada por um bispo, significando que nossa Paróquia, juntamente com mais outras congregações, são de administração episcopal.

Listel: Faixa que envolve o escudo identificando assim, à qual paróquia pertence o brasão.

Sendo assim, aprovado pelo nosso Arcebispo, Dom Maurício Grotto de Camargo, o brasão paroquial será o símbolo oficial de nossa Paróquia estando estampado em camisetas, adesivos, cartazes, folha timbrada, entre outros documentos relacionados a nossa Paróquia.

Ao nosso Pároco, Padre Delair Cuerva, fmdp, o nosso muito obrigado pelo carinho, atenção e serviço prestados em nossa Comunidade. Esperamos 89 anos para termos um brasão que identificasse nossa Paróquia. Em 2016, queremos fazer uma grande festa em comemoração aos nossos 90 anos de criação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário